GP - P2 1924

Sobre o carro

Em outubro de 1923 Vittorio Jano é encarregado pessoalmente por Nicola Romeo para projetar a Alfa Romeo P2. Equipada com um motor de 2000 cc, oito cilindros em linha, bibloco e dupla árvore de came, recebeu um compressor volumétrico Roots ligado por engrenagens substituíveis e um “pulmão” instalado no fundo da viatura e capaz de dissipar cerca de 8º. São 140 CV a 5500 rpm.

A 2 de junho de 1924 está pronto o primeiro carro, testado em Portello por Campari e Ascari e depois de pintado, foi levado a Monza. A estréia foi no Circuito de Cremona onde Ascari fez 148 km/h de média.

O triunfo no GP da Europa 1924 foi um grande sucesso que levou a ganhar o 1º Campeonato do Mundo para carros “Grand Prix”.

Ficha técnica

Motor: frontal, longitudinal, 8 cilindros em linha, bloco duplo e cabeça em aço, 2 válvulas na cabeça em “V” por cilindro, câmara hemisférica, árvore de cames por engrenagem, 2 carburadores, compressor volumétrico, ignição por magneto de alta tensão, 2 velas por cilindro, refrigeração líquida e lubrificação por cárter húmido.

Cilindrada: 1987 cc - 61x85 mm

Taxa de compressão: 6:1

Potência: 140 CV a 5500 rpm

Tração: traseira, caixa de 4 velocidades + marcha atrás, embraiagem multi-disco

Direção: rosca sem fim

Chassi: longarinas de aço prensado

Suspensão dianteira: eixo rígido, molas semielípticas e amortecedor a fricção.

Suspensão traseira: eixo rígido de tração, molas semielípticas e amortecedor a fricção.

Travão: por tambor com acionamento mecânico

Dimensão: 2630 mm entre eixos e comprimento total de 3950 mm

Peso: 750 kg

Velocidade máxima: 225 km/h

Produção: 6

 Alfa Romeo GP (P2)

Alfa Romeo GP (P2)

Alfa Romeo GP (P2)